Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e da sua interação com o ambiente, procuramos aplicar esta compreensão tanto no tratamento de doenças, como à manutenção da saúde.

A Medicina Tradicional Chinesa, utiliza a Acupunctura, Fitoterapia, Massagem Tuina e a Dietética, de forma a resolver o quadro patológico de cada paciente, podendo estas técnicas serem utilizadas em separado.

Benefícios: - Alivia as dores e resolve distúrbios orgânicos; - Aumento das funções físicas e atléticas; - Aumento da vitalidade e energia; - Estimula a resistência natural do corpo às doenças; - Redução do stress e maior relaxamento; - Flexibiliza o sistema muscular.

mtc_slider1
Fire Cupping
mtc_slider3
mtc_slider4
mtc_slider5
tea for traditional chinese medicine

Estímulo de pontos na superfície do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano.

Podem ser utilizados neste processo:

- Agulhas

- Ventosas

- Massagens

- Calor proveniente da queima de moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão)

Perguntas Frequentes:

  • Como é feito um Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)?

O especialista em Medicina Tradicional Chinesa conversa minuciosamente sobre a sua questão de saúde e faz-lhe perguntas específicas sobre sua saúde em geral. A acupuntura é uma prática terapêutica holística; portanto, obter informações adicionais sobre o seu sono, vitalidade, digestão e o estado mental é muito importante para fazer um diagnóstico preciso. Observa-se o corpo como um todo e tenta-se ir à origem que causou o desequilíbrio, aliviando-se ao mesmo tempo os sintomas.

  • As agulhas doem?

As agulhas são tão finas como um fio de cabelo, a maioria dos pacientes sente pouco ou nenhum desconforto durante a inserção da agulha na pele. Uma vez inserida a agulha, não há nenhuma sensação desconfortável no local onde esta foi inserida, a maioria das pessoas refere que é um tratamento muito relaxante e por vezes o paciente adormece.

  • Quanto tempo ficam as agulhas?

As agulhas são deixadas entre 15 a 30 minutos. Durante este tempo, o especialista verifica uma ou duas vezes como se sente. Se estiver com frio é-lhe fornecido um cobertor, tudo é feito para que se sinta o mais confortável possível durante o tratamento.

  • Faz-se acupuntura em crianças?

Geralmente utilizam-se ponteiros com ponta redonda ou outros instrumentos para estimulação dos pontos de acupuntura nas crianças e em alguns casos utilizam-se agulhas de acupuntura pediátricas específicas para crianças (ainda mais finas e indolores).

  • Existem algumas instruções especiais a seguir ao tratamento?

Após o seu tratamento procure descansar e manter-se calmo o resto do dia. A maioria dos pacientes relata que se sentem energizados, com uma sensação de bem-estar e costuma ter uma melhor noite de sono, na mesma noite em que efetuou o tratamento.

Esta técnica é caracterizada pela utilização de plantas curativas, que são a base de toda os tratamentos farmacológicos dos dias de hoje. Esta técnica milenar, tal como todas as restantes técnicas de Medicina Tradicional Chinesa, só é utilizada após um diagnóstico formalizado do paciente, e ajuda a reduzir os sintomas e as causas provocadas por doenças ou mau estar, sendo também implementada na prevenção de doenças.

A massagem tuina é umas das técnicas especificas de Medicina Tradicional Chinesa, e contrariamente ao que se pensa, esta não é uma massagem de relaxamento muscular, pois visa restabelecer desequilíbrios energéticos, e ajudar em patologias associadas a más posturas articulares. Por este motivo, este tipo de massagem só é executada depois de ser realizado um diagnóstico completo ao paciente em causa.

Esta técnica relaciona toda a dieta/alimentação, ao quadro específico de cada paciente, relacionando as quantidades e o sabor dos alimentos (Amargo, Ácido, Doce, Picante e Salgado) a uma função de um determinado órgão. Desta forma, regulando toda a dieta, pretende-se afectar os órgãos envolvidos, assim como os meridianos regularizando todo o equilíbrio energético do organismo humano.

Com o aumento dos treinos, a parte física e metabólica do atleta/aluno é sobrecarregada, sendo que se não for regularizada e acompanhada, poderá levar a lesões ou desconfortos. Nestes casos, a Medicina Tradicional Chinesa poderá actuar, como prevenção evitando possíveis lesões, melhorando as performances nos treinos e competições, como numa base de tratamento para más formações, lesões e desregulação alimentar.

Benefícios:
  • Melhora do desempenho desportivo;
  • Previne e trata lesões;
  • Redução de dores musculares, inchaço e inflamações;
  • Acelera a recuperação física pós-treino;
  • Promove o relaxamento muscular.

Principais indicações:
  • Tendinites;
  • Lesões musculares, e articulares;
  • Dores na coluna;
  • Aconselhamento dietético.

A Medicina Chinesa Pediátrica, concentra-se na compreensão do estado de saúde do seu filho, criando um programa individual de tratamento para cada criança.

Algumas condições pediátricas mais comuns:

  • Sinusite e alergias
  • Dores de cabeça
  • Constipações, Bronquite, Asma, Tosse
  • Otites e Dor de ouvidos
  • Obstipação, Diarreia, Dor abdominal
  • Dores de crescimento, Lesões desportivas, Artrite reumatóide
  • Eczema, Urticária, Erupções cutâneas
  • Tiques, Ansiedade, Hiperatividade e Autismo

As crianças não vão ter medo das agulhas? 

Muitas crianças desconfiam das agulhas e naturalmente querem evitar sentir a dor da picada, no entanto as agulhas são tão finas como um cabelo fino que permite criar uma experiência praticamente indolor.

A maioria das crianças são agradavelmente surpreendidas com o quão fácil e indolor a acupuntura é.

O meu filho tem de fazer acupuntura ou existem outras opções?

Temos muitas opções de tratamento para as crianças, a acupuntura é opcional.

Para nós, é mais importante construir a confiança com o seu filho, de forma a percebermos se ele se encontra confortável com as agulhas ou não. Então, se o seu filho ainda está relutante, podemos passar a utilizar outras técnicas como micro-corrente, acupressão, sementes de ouvido, ventosas ou uma massagem pediátrica chamado tuina .

As técnicas não-agulha tem um efeito terapêutico semelhante ao de acupuntura e podem ser igualmente eficazes.

O meu filho pode fazer estas consultas e estar a tomar medicamentos e/ou tratamentos médicos ocidentais?

Sim! A Medicina chinesa trabalha para restaurar o equilíbrio e ajuda a estimular os mecanismos naturais de cura do corpo.